21 Apr 2005

O drum n'bass que vem do Brasil


Do outro lado deste grande rio que é o Oceano Antlântico, desse sítio com grandes praias que se chama Brasil, surge um dos mais interessantes projectos musicais que tenho escutado com atenção nos últimos meses, os Kaleidoscópio. Descobri-os numa tarde daquelas em que tudo o que passa na televisão parece ser interessante, durante a telenovela Malhação. O tema chamava-se "Tem que valer".
Embora eu ache que o drum n'bass já esteja ultrapassado, é engraçado ver como os brasileiros pegaram neste género tão electrónico, perdão, electrônico, e inseriram elementos de bossa nova. A explicação é simples: o drum n'bass tem mais ou menos 160 batidas por minuto, a bossa nova tem metade, daí a facilidade da combinação dos dois géneros.
E os Kaleidóscopio, personificados por Ramilson Maia e Janaina Lima, conseguiram pegar nessa fórmula e adicionar um pouco de pop, acabando por misturar três estilos que à partida se podiam considerar tão distintos.
Para mais informações, cliquem www.kaleidoscopio.org.

1 comentários:

André Barbosa said...

Captaste "o que é" do drumb'n'bass, pelo menos daquilo que julgo ser esse estilo. Parabéns pelo blog, pela escrita leve e de fácil leitura que proporciona(s). Aquele abraço!