11 Dec 2006

Vacas

Porquê chamar as vacas para assuntos que elas não têm rigorosamente nada a ver?

Por exemplo, quando estamos a meio de uma conversa e queremos voltar a um assunto pouco confortável - "voltando à vaca fria" - que sentido é que isto faz? O que é uma vaca fria afinal? Imaginem que esse assunto é uma pessoa, mulher, com quem já tiveram um caso. É uma vaca fria. O assunto. Se der origem a uma conversa pouco agradável. Mas pode ser uma fronteira muito ténue entre uma inocente expressão e um insulto gratuito. Adiante.

As vacas nunca se constipam. Daí o "nem que a vaca tussa". É uma coisa nada provável de acontecer. Não acontece simplesmente (não o consegui confirmar, mas da próxima vez que for ao Alentejo ou assim hei de interrogar alguém sobre isso) Apesar de uma vaca poder estar fria, nunca se vai constipar e consequentemente tossir. Mas será que a vaca espirra? Se isso se confirmasse poderiamos ter um problema de interpretação. Ela há de emitir algum som parecido com isso...tenho quase a certeza.

E qual será a probabilidade de vermos uma vaca a rir? É fácil. Basta ir a um supermercado qualquer, secção dos queijos e voilà, temos o queijo francês A Vaca que Ri. Forçado, não? Mais facilmente consigo imaginar uma vaca a tossir do que a rir. As vacas não se riem. É a realidade. Ponto.

Todos temos os nossos momentos de sorte. E aí entram as vacas outra vez. Quem nunca ouviu a expressão "ganda vaca"? Pode ser usada noutro contexto que nem sequer me vou dar ao trabalho de explicar porque toda a gente conhece. Tenho a certeza. Esta expressão existe em contraposição ao "ganda galo", que é como quem diz "ganda azar". Poderão estes dois animais tornar-se em ícones de sorte e azar? Não consigo encontrar uma hipótese sequer disso acontecer. Mas quem sabe?

A mãe de uma amiga minha é viciada em vacas. Toda a cozinha tem coisas com vacas, desde paliteiros, chávenas, porta-guardanapos, enfim, toda uma panóplia de coisas com aquele padrão preto e branco. A casa de banho também tem coisas com vacas, saboneteira, etc. Ainda não chegou à fase do sofá com o padrão vaca. Talvez um dia. Pessoalmente até acho piada, só depende é do contexto da decoração.

Enfim, chega de falar de vacas por hoje. E agora entravam os Foo Figthers a tocar a For All the Cows.












Este post é dedicado a todas as vacas deste mundo. Sim, todos nós sabemos que elas existem.

2 comentários:

Anonymous said...

e depois há aquele velho ditado...

o amor é como a relva, se o plantares ele cresce. vem uma vaca e acaba com tudo!


yup, a vaca é omnipresente.

paperdoll said...

anónima?
wtf..?